segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Quando o silência dorme...



Quando o silêncio dorme,
nós apagamos um pouco da nossa memória,
esperamos deixar espaços em branco,
rogamos que nos esvaziem memórias.

Quando o silêncio grita, clama,
por um pouco de companhia,
por umas poucas palavras
que nos guiem, nos orientem, nos encaminhem.

Quando o silêncio dorme,
vemos passar o nada, o vazio,
a solidão que nos empurra para grandes espaços
que nos agrilhoa

Quando o silêncio é silêncio,
na alma do nosso corpo,
no espaço da nossa memória
que tudo guarda, tudo fotografa,
tudo encaixa no nosso cérebro inconsciente de si, de nós, de todos.

Quando o silêncio dorme,
sinto-me acompanhado,
sinto-me não só, nesta vida
que nos quer solidão.

Quando o silêncio dorme,
apago momentos de memória,
construo outros recalcados,
deixo-os invadir a minha não solidão.

Quando o silêncio se quer silêncio,
pois para quê palavras.
Deixo o olhar cruzar olhares,
deixo-me ao abandono de mim.

Quando o silêncio dorme,
sorrio para o mundo.
Quer dizer que estou aqui,
que estás aqui, que me acompanhas,
que me guias, que me falas.

(c) Joaquim Guerra
Imagem gentilmente cedida pelo José.
Visitem: http://nevesfotografia.blogspot.com/

14 comentários:

Lana disse...

O silêncio não dorme... apenas repousa no seu imenso saber...
krido mestre as palavras qd ditas do coração nem o silêncio as cala.
só por hoje ... 1 beijo
Lana

Lúcia Laborda disse...

Oie J. Amei a poesia, viu? Acho que assim também me sinto.
Boa semana!
Beijos

O Profeta disse...

No silencio há tanto som...

É na baía que o mar
Adormece em maresia
Acalma a sua fúria
Em sal de nostalgia


Boa semana


Abraço

Coragem disse...

Adoro silenciar-te ao ouvido
palavras que apaguei vindas da noite
Dizer-te no silencio que nos domina
a voz que tão bem sabe quebrar o silencio
quando já dele não precisamos mais


bj

david santos disse...

Ainda o dia não existia
e a noite era só noite,
já ao longe, de muito longe,
este Portimão se via.

Pois é, Joaquim. Tu não tens idade nem tempo. És fantástico!

Adorei.

bettips disse...

A poesia mata a sede. Do sonho.
Obg pela passagem no meu lugar.
Abç

Lana disse...

bOA SEMANA KRIDO MESTRE!
LANA

Caxuxita disse...

O silêncio por vezes fala mais do que nós próprios...


Beijinho :)

SP disse...

Passei por aqui e gostei. Voltarei mais vezes. Um abraço... peludo... risos!!!

Anónimo disse...

Muito feliz fiquei com a publicação deste post, a imagem complementa este fantástico poema e vice-versa.

Adorei a poesia, é de MESTRE.

Um grande abraço com Amizade e os meus sinceros parabéns.

Lúcia Laborda disse...

Quando o meu silêncio dorme, vou aonde gosto e deixo um beijo de amizade!
Bom fim de semana!
Beijos

Mr. Lynch disse...

jguerra;
O amigo é também um excelente poeta.
Extraordinário poema.
Excelente foto!
Bom fim de semana.
Abraço

Caxuxita disse...

Passei par vir dar um beijinho...

Beijinho

MCris disse...

não se preocupe, é um prazer postar seu link e nada mais justo também, bom fim de semana pra ti, bjuss
ah, você é de Portugal?meus pais são de mirandela e minha familia mora no porto