segunda-feira, janeiro 28, 2008

a alma é um vício_2

Continuando nossas divagações sobre a alma ser um vício, fui-me perguntando se nãos eria antes o corpo um vício do qual a alma tem dificuldade em despegar-se.

A alma necessita de se elevar, de atingir a plenitude, de se iluminar. Como fazê-lo apagada a esse corpo que não a larga, que a prende ao aqui e agora?



O corpo, como sabemos, precisa da alma para viver, para sentir, para amar. Em consequência, prende a alma no mundo, não a deixa sair. Mal desponta no seio da mulher, agarra-se à alma tornando-a dependente deste...

... mas não será o corpo dependente da alma?

Boa semana e bons pensamentos... mais virá!! Aguardo vossas reacções.

8 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Oie lindinho! Eu acredito que um depende do outro. Tem que haver equilíbrio, para haver plenitude no caminhar da vida. Mas como disse, vale a pena refletir.
Que sua semana seja de realizações!
Beijos

O Profeta disse...

Brilhante texto meu amigo...

Este vento que sopra nos brandais
Leva de arrasto a minha alma
A proa estende-se adiante na vaga
Olhar de garça o meu coração acalma


Boa semana


Abraço

Caxuxita disse...

Vim so deixar um sorriso :) eagardecer a visita...

Vou voltar com amis tempo:)


Beijinho

*SP Sentimento Puro disse...

Olá Amigo JGuerra,

Um questionamento sem dúvida bastante envolvente, onde decerto seria preciso uma longa e prazeirosa conversa (o que adoraria),sobre a temática lançada.
Para mim a alma é nobre e distinta, pois enquanto existência de vida em nosso corpo, não seria a alma detentora do "SER" e "ESTAR"?
Quando esta "vida material" então se ir, nada mais restará...senão poeira e pó;Enquanto a alma, que nada mais é senão pura energia nunca morre...; em que esta energia se transforma...ahhh, isto já é um outro assunto...mas certamente não saberia te afirmar nada de concreto, pois as diversas correntes nos levam à várias interpretações, e não costumo seguir uma só linha de raciocínio.
Adorei esta tua proposta...continua certo?

Beijo,

Lúcia Laborda disse...

J. lindinho, passei para assinar o ponto e desejar um bom fim de semana e bom carnaval!
Beijos

Mr. Lynch disse...

jguerra;
Não posso precisar quem e onde ouvi a frase: "a alma é a prisioneira do corpo", mas penso que existe nela o seu quê de sensatez. Existem psicanalistas, psicólogos e filosofos com diferentes teorias mas eu, sem entrar em guerras, defendo que a alma NÃO é a mente, como muitos psicólogos defendem. Para mim é algo muito mais profundo...
Abraço

®efeneto disse...

Cada pequeno Olá, cada pequeno sorriso, cada pequena ajuda é capaz de salvar um coração magoado. Há um milagre chamado Amizade. Você não sabe como ela aconteceu ou quando começou, mas você sabe a alegria que ela traz e percebe que a Amizade é um dos dons mais preciosos que Deus nos concedeu.
Amigos são jóias preciosas, realmente. Eles fazem-nos sorrir e encorajam-nos para o sucesso. Eles estão sempre ali para nos ouvir, para nos elogiar, e estão sempre de corações abertos para nos receber. Neste dia particular para mim, onde comemoro um ano de publicações venha-se associar á festa. Á sua festa…á nossa festa…para o ano cá estaremos mais velhos é certo mas de certeza mais ricos de amizade, de solidariedade e amor com o próximo. Aproveito para lhe desejar um óptimo fim-de-semana na companhia de quem mais desejar. Se o passar sozinho não se esqueça de olhar para o lado. Os amigos estão lá, é só procura-los.
efeneto.

Whispers disse...

Ola lindo!

Acho que existe hoje em dia pessoas sem alma....

Muito bom o teu texto, parabens, deu para pensar.
Te deixei no whispers dois premios para o teu lindo blog, acho que ele merece, e muito mais
Bom fds
Beijinhos mil
Rachel