sexta-feira, março 07, 2008

Ainda na Ucrânia!



Sim, ainda estou bem longe de Portugal.

No fim de semana passado fui a Kiev, capital da Ucrânia e confesso que andei perdido, no meio de multidão, chuva e prédios soviéticos do século XX. Perguntei-me várias vezes se a capital tinha algo para se ver. Sinceramente!!

Não há posto de turismo, encontrar alguém que fale inglês ainda é pior (os alunos disseram-me que devia ter mostrado uma nota...). Finalmente, vejo uma drugstore, sim escrito em inglês, onde por baixo dizia "aqui fala-se inglês". Afinal era um empregada que arranhava o inglês e lá me indicou uma zona com hotéis... mal diga-se de passagem, que andei no meio de lama para lá chegar, mas enfim. Pensei que dormiria na rua ou tinha de voltar sem ver nada.

Antes de chegar ao hotel, e por intuição, fui descendo uma avenida que achei que era a principal e dei por mim na Praça da Independência... e GLUB... engoli em seco. As praças são em grande.

Foi aí que comecei a ver as cúpulas douradas das diversas catedrais. Deixo aqui só um cheirinho, porque é impossível retratar aqui todas. Um imagem da Catedral de S. Miguel que só tenho pena ser proíbido tirar fotos dentro das igrejas.



O Dourado por fora não rivaliza com o ouro por dentro. A sério! Sentimo-nos realmente pequenos. Não se compara ao barroco português, é muito diferente.

Bem, no hotel, tinham um mapa, não propriamente daqueles turísticos, mas deu uma ajuda no segundo dia, para saber usar o metro por exemplo.

As viagens de comboio são horríveis. Para Kiev apanhei o expresso: 6h de viagem. No regresso apanhei o que poderei comparar a um inter-regional e demorei 8h, no meio de carpetes. Gostam tanto de carpetes aqui que os corredores nos comboios e os compartimentos têm carpetes. Uma tipo tapete, decorada e uma de pano por cima, mais fácil de lavar. O que me ri por dentro.

O regresso, no comboio mais lento, assemelhava-se ao Sud-Express também. Liga duas cidades bem distantes, Kiev a Sebastopol na Crimeia. Quem ia para essa cidade só lá chegava às 06h16 da manhã e então os compartimentos de 1ª classe (barata comparado com os preços portugueses) têm 4 couchettes, e algumas pessoas andam com roupa mais prática, calças de pijama inclusive e chinelos de quarto.

Enfim, experiências para contar aos netos. Quando disse aos meus alunos que o TGV em França cobria uma distância de 1000 km em pouco mais de três horas, ficaram admirados e disseram que era disso que precisavam. Não devemos esquecer que é um dos maiores países da Europa e que vindo de um país pequeno como Portugal, em que refilamos porque demoramos 3h a chegar ao Porto.

Bom por hoje é tudo e mais uma vez desculpem por não vos visitar, mas num cybercafé, o tempo conta muito.


15 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Nossa, meu amigo lindo! Que maravilha, viu? Obrigada por dividir. Aproveite o que puder da viagem!
Bom fim de semana!
Beijos

Eärwen disse...

É meu irmão uma experiência grande mesmo!!! E lindas tanto a praça, quanto a igreja. Quanto ao tempo de viagem...se estivesses aqui na minha terrra veria como "perdemos tempo" dentro dos comboios como tu dizes.

Pérolas incandescentes de boas energias.

Eärwen

Eärwen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Profeta disse...

Passou o dia sobre as cidades
Esquecido por esta estação
Uma flor deposita no vento uma semente
Este ribeiro leva consigo a ilusão

Secretamente a terra a recolhe
Guarda-a da voragem do vento
Espera que água a fecunde
Explode a vida a cada momento


Boa semana
Abraço

P disse...

Um grande abraço! Grandes descobertas e surpresas (histórias, como dizes, para contar aos netos)!
Bom trabalho e bom tudo!
P.

Caxuxita disse...

Beijinho :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MIM disse...

É sempre bom conhecer sitios diferentes, que nem sempre são melhores que este nosso, e que geralmente teimamos em desprezar como se fosse o pior do mundo.
A meu ver escolheu bem, pesando prós e contras, Ucrânia deve ser um destino interessante.

Eärwen disse...

Ai...ainda viajas...
A saudade é grande meu irmão, mas sei que é por pouco tempo, logo voltas.

Pérolas incandescentes de saudade.

Eärwen

P disse...

Joaquim,
votos de bom regresso e de Páscoa Feliz.
Um abraço
P

Caxuxita disse...

VIm dar um beijinho e desejar uma Feliz Páscoa....


Bejinho

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
®efeneto disse...

Nos reunimos com a intenção de partilhar um espaço, criar um lugar onde amigos se reunião para mostrarem a essência de suas almas... e assim nasceu o ALMAS. Criado por amigos para receber os amigos que como você nos brindam com sua presença.

Um ano se passou, as palavras de incentivo, o carinho e a presença constante de vocês é que nos fazem continuar essa gostosa partilha.

Para nós vocês são pessoas que marcaram nossa jornada e estarão para sempre na nossa história.

Bem hajam à todos.

ALMAS POÉTICAS, os Autores

jguerra disse...

Obrigado pelo vosso carinho. Voltei Às lides.