sábado, dezembro 16, 2006

pinheirinho, pinheirinho de ramos verdinhos...


Sabiam que a árvore era venerada em várias civilizações, nomeadamente os abetos e outras árvores cuneiformes ou que apontassem claramente para o céu, que pela sua forma pareciam fazer comunicar terra e céu, transformando-se em eixos do mundo.

(Será, até, por essa razão que esotéricos defendam que se deve enfeitar a árvore de baixo para cima e coroá-la com uma estrela... representante do céu)

Que em várias cicilizações, por altura de 21 de Dez. se festejava o renascimento do dia, o vencer da luz sobre as trevas (os dias começam a ficar mais longos e as noites assustadoras mais curtas).

"Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura, mais ou menos na mesma época em que hoje preparamos a Árvore de Natal. Os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casa no dia mais curto do ano (que é em Dezembro), como símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Nas culturas célticas, os druidas tinham o costume de decorar velhos carvalhos com maças douradas para festividades também celebradas na mesma época do ano." (in http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/arvore_natal.htm).

Enfim... tantas tradições que o Cristianismo nascente teria de abosrver para VIVER. Desmérito? Não!! Não é isso. Retirar-lhe crédito? Também não é isso. Sou Cristão e vou festejar o nascimento do Deus menino. Apenas para perceberem que Natal é todos os dias. A data é tão fictícia como outras, serve para marcar acontecimentos importantes da vida Cristã como marcamos os da República, por exemplo (e alguns sem certezas igual).

Serve para mostrar que afinal NATAL é realmente todos os dias. Basta QUERER!!

[Já agora... continuem a responder ao desafio... ver mais abaixo]

5 comentários:

kurika disse...

Aprendi mais sobre o Natal.
Também li que a árvore de Natal simboliza "o Pai, o Filho e o Espírito Santo" pela triologia que representa.

Um dia destes falo-te sobre o meu Natal, respondendo ao desafio.

Um beijinho e boa noite

Anónimo disse...

olá obrigada pelo comentário e pela visita o seu blog é espectacular...
se quiser conhecer o outro meu blog é http://sentidos-visuais.blogspot.com
beijinho

Anónimo disse...

Joaquim, como não sei se voltas ao meu espaço permite-me deixar aqui a minha mensagem.

Quem sou eu para te responder? No que realmente somos não são necessárias respostas... mas na condição de ser humano partilho contigo o que emerge da minha alma subtilmente submetido a uma análise mental.

A ordem do universo é sempre cerimonial porque na sua dimensão, no seu existir exterior, tudo é devir, nada está fixo, estável, tudo flui...

Falar destas coisas com palavras humanas é tão limitado para mim. Claro que muito podemos conspirar elaborando as mais fascinantes respostas, mas no silêncio religado aquilo que eu como ser humano chamo de Luz Perene qualquer resposta é vã.

Gosto dos seres como tu que questionam? Uma das facetas boas da vida é nós podermos partilhar ideias (sem confrontação num baixo nível vibratório), despertar o outro que talvez ainda se encontre num estado latente. Somos inspiração uns para os outros e muito mais, muito melhores do que somos...

Volto a dizer que gosto imenso da música do teu blog (talvez por entender a letra sem problemas - 11 anos de vivência em França).

Um grande abraço amigo.

Anónimo disse...

Obrigado por me teres ensinado mais algumas coisas, não fazia a ideia de todas estas tradições. Porreiro.

Anónimo disse...

Como se aprende neste espaço.
É meu amigo, celebrar o nascimento do nosso amado Mestre deveria ser sempre.
Grande beijo e pérolas de luz meu amigo.
Eärwen